Com vista a proporcionar uma experiência aos jovens detentores de uma qualificação e facilitar a sua futura inserção no mercado de trabalho, é facultado um estágio em entidades de natureza diversa, nomeadamente empresas, entidades públicas e entidades sem fins lucrativos.
A quem se destina?
Jovens entre os 16 e os 30 anos , habilitados com diploma do ensino superior (níveis V e IV) ou com uma qualificação técnico profissional (níveis II e III), que reunam uma das seguintes condições:
-Desempregados à procura do primeiro emprego;
-Desempregados à procura de novo emprego, desde que tenham adquirido qualificação e não tenham tido ocupação profissional nesta área por um período superior a um ano.
Quando os destinatários forem portadores de deficiência não existe limite máximo de idade.
Duração do estágio?
9 meses podendo prolongar-se até os 12 meses desde que correctamente fundamentado e autorizado pelo IRE, devendo os últimos três meses ser realizado fora da Região Autónoma da Madeira.
Como beneficiar?
Deve estar inscrito no CRE, estar dentro das condições do programa e manifestar no acto de inscrição interesse em participar no Programa. Posteriormente será estabelecido um contacto pelo CRE assim que se verificar abertura de um estágio.
Que apoios pode receber?
- Bolsa de estágio;
- Seguro de acidentes de trabalho;
- Subsídio de alimentação;
- Subsídio de transporte;
- Subsídio de alojamento (estagiários que residam a mais de 50 Km do local de estágio).
Legislação aplicável
Portaria n.º 53/2003 de 13 de Maio, publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira I Série, n.º 50. veja aqui
Formulário de Candidatura - Privados
Formulário de Candidatura - Públicos